quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Soft ué? - Megacubo


Bom, aqui é o Perps, o primeiro colaborador da Equipe Zona Nerd e estou aqui para dar início a segunda coluna do blog.

Tem gente que gasta suas as horas extras jogando, assistindo TV ou ainda simplesmente coçando. Apesar de reconhecer que não é uma ocupação comum eu baixo e testo programas.

Foto, áudio e vídeo são meus favoritos, mas sempre que vejo alguma coisa interresante nos diversos feeds de tecnologia que assino me apresso para baixar e testar. Pra ser sincero nem sempre sigo no caminho dos registros apelando as vezes para um ou outro crack, mas isso não é o tipo de coisas que vocês vão ver nesta coluna. Não vou dizer em momento algum que é só digitar "crack" ou "serial" no google seguido do nome do programa que você acho o que quer.

Aqui você vai se antenar em quais são os melhores programas para cada tarefa, resenhado por quem gasta horas e horas baixando e testando inúmeras versões. E pra começar...

TV no seu PC

Lançando sua nova versão 7.03 no final de Julho temos este, que apesar de não ser o pioneiro no setor, é um dos maiores programas de vídeo streaming usado na rede, principalmente no âmbito nacional.

Mas afinal. O que é vídeo Streaming ??

Não muito antigamente, para poder se ver um vídeo era necessário puxar todo o arquivo para o seu computador para só então pode assistir. Hoje, na geração youtube isso não é mais necessário.

Esta tecnologia permite que usuários e empresas de vídeo e áudio coloquem suas máquinas a disposição para ficarem capturando vídeo de um determinado canal e disponibilizando na rede ou postando um canal particular com um tema qualquer. Desta forma você pode, com uma simples conexão com a internet, ter acesso a uma gama enorme de canais, colocados a disposição por um sem-numero de pessoas.

Se você tem uma conexão banda larga que não seja da telefônica minimamente estável já pode usufruir deste programa que nada mais é que um player que agrega centenas de canais sobre dezenas de temas.

A maioria (80%) dos canais exige somente uma conexão de 250kbps, porém para um melhor uso desta tecnologia o ideal é ter a uma conexão de no mínimo 1mbps para te deixar com um pouco de banda disponível para outros usos.

Para ser um usuário deste programa não é necessário uma máquina muito potente. Porém este programa deixa alguns segundos do canal que está sendo assistido armazenado no seu computador para evitar que oscilações na rede fiquem travando o vídeo. O resultado disso é um vídeo que flui bem, ao preço de um consumo de memória RAM nem um pouco modesto. Então se você tem uma máquina com pelo menos 1gb de RAM este programa vai rodar muito bem.


A tecnologia streaming não abrange somente programas ao vivo, ela pode ser usada também para episódios separados o que nos deixa com uma porção de canais onde se pode encontrar filmes e séries para serem assistidos a hora que quiser. Você simplesmente escolhe o episódio e dá play.

Quanto à qualidade, não se pode ser muito exigente. Como a intenção é priorizar a velocidade de transmissão à maioria dos vídeos apresenta a qualidade de vídeo do youtube (as vezes pior).

Em resumo: Este programa nada mais é que um compêndio de canais dispostos em vários sites (como o Diário da TV) de uma forma mais organizada e é ideal para quem quer, sem muita exigência, ter a praticidade de assistir TV na tela do computador seja querendo ver um jogo de futebol no seu notebook no meio da aula da faculdade ou não perder as vídeos cacetadas enquanto acessa a internet. Isso sem contar o acesso a canais bloqueados na tv aberta ou mesmo a cabo (sim esses canais mesmo).

O MegaCubo pode ser encontrado em qualquer site descente de download e em outros nem tão decentes assim, ou no próprio site.

4 Nerds comentaram sobre isso:

Fernando comentou:

Oh, yahhh!! Bom programa.
O "pobrema" é que não tem verão pra Linux =|
Tem outros dois programas equivalentes, mas não possuem tantos canais nacionais como o Megacubo:

LiveStation (www.livestation.com) e
Miro (www.getmiro.com)

Thiago comentou:

hmm.. deve ser melhor que assistir via Justin.tv.. baixando pra testar.
valeu!

bom texto, by the way!

Diego Martins comentou:

Valew pela divulgação!
Show

Luan comentou:

Ótimo blog e ótimo texto, já uso o megacubo e tirando alguns canais bons que não funcionam aqui, de resto ele é muito útil. Abraços, voltarei mais vezes aqui ;)

Postar um comentário

      web stats     PageRank