O pessoal do G1 entrevistou o catarinense Tarquínio Teles, fundador da Hoplon e desenvolvedor do MMORPG Taikodom para conseguir algumas dicas sobre essa desejada carreira nerd. Fiquem agora com suas palavras:
Profissional brasileiro
"O Brasil tem profissionais muito bem qualificados. O que falta é experiência em games de grande porte, como 'Taikodom'. O profissional brasileiro não fica a dever aos profissionais de outros países, independente da área. O que falta, às vezes, são as oportunidades de especialização."
Formação Acadêmica
"Alguma formação acadêmica é importante, embora não necessariamente específica na área de games. Isso porque os cursos dirigidos especificamente ao desenvolvimento de jogos foram abertos só recentemente, e é muito comum os profissionais serem formados em áreas correlatas. Os desenvolvedores, por exemplo, geralmente são formados em Engenharia ou Ciência da Computação."
Desafios
"Eu diria que o maior desafio ao criar "Taikodom" foi, sem dúvida, desenvolver tecnologia e conhecimentos próprios, pois quando começamos não havia uma metodologia pronta para se desenvolver um MMOG."
Prazer em jogar
"Entender o produto que se desenvolve é a premissa básica para qualquer profissional. No caso da indústria de games, isso significa jogar. Aqui na Hoplon, nós incentivamos nossos funcionários a jogarem 'Taikodom'. É uma forma de eles entenderem melhor a dinâmica do jogo e as necessidades dos jogadores."
Dicas
"Eu acredito que a pessoa realmente interessada em aprender e atuar nessa área busca conhecimento em diferentes fontes e ferramentas. Essa característica autodidata e a experiência prática adquiridas colocam-no em um patamar muito semelhante ao de profissionais de países onde há uma indústria de games mais desenvolvida."
Vagas abertas
"Estamos constantemente à procura de perfis profissionais aqui na Hoplon. Os cargos dependem da época, claro, mas a área de programação é a que tem mais necessidade de profissionais."
Perfil
"O requisito principal é gostar de games. Quanto aos outros requisitos, depende um pouco da área, mas se for para generalizar, eu diria que o profissional deve saber trabalhar em equipe, ter conhecimentos sólidos e competência em sua área de atuação. Outra característica primordial é ter uma boa noção do que faz um game ser divertido e capacidade de se manter atualizado."
Vantagem em ser desenvolvedor: Poder sacaner o mundo inteiro durante anos sem ninguém saber.
1 Nerds comentaram sobre isso:
POr isso o Toad não tem game solo...¬¬
Postar um comentário