terça-feira, 28 de julho de 2009

Game Developer: i'm in!

Quase todo nerd já sonhou em um dia se tornar um desenvolvedor de jogo. Até eu, que nem sou ligado tanto em programação já sonhei com isso (se bem que era mais na parte de história do jogo). Com o passar dos anos, alguns de nós seguem outras carreiras e outro percebem que o sonho pode ser alcançado.

O pessoal do G1 entrevistou o catarinense Tarquínio Teles, fundador da Hoplon e desenvolvedor do MMORPG Taikodom para conseguir algumas dicas sobre essa desejada carreira nerd. Fiquem agora com suas palavras:


Profissional brasileiro
"O Brasil tem profissionais muito bem qualificados. O que falta é experiência em games de grande porte, como 'Taikodom'. O profissional brasileiro não fica a dever aos profissionais de outros países, independente da área. O que falta, às vezes, são as oportunidades de especialização."

Formação Acadêmica
"Alguma formação acadêmica é importante, embora não necessariamente específica na área de games. Isso porque os cursos dirigidos especificamente ao desenvolvimento de jogos foram abertos só recentemente, e é muito comum os profissionais serem formados em áreas correlatas. Os desenvolvedores, por exemplo, geralmente são formados em Engenharia ou Ciência da Computação."

Desafios
"Eu diria que o maior desafio ao criar "Taikodom" foi, sem dúvida, desenvolver tecnologia e conhecimentos próprios, pois quando começamos não havia uma metodologia pronta para se desenvolver um MMOG."

Prazer em jogar
"Entender o produto que se desenvolve é a premissa básica para qualquer profissional. No caso da indústria de games, isso significa jogar. Aqui na Hoplon, nós incentivamos nossos funcionários a jogarem 'Taikodom'. É uma forma de eles entenderem melhor a dinâmica do jogo e as necessidades dos jogadores."

Dicas
"Eu acredito que a pessoa realmente interessada em aprender e atuar nessa área busca conhecimento em diferentes fontes e ferramentas. Essa característica autodidata e a experiência prática adquiridas colocam-no em um patamar muito semelhante ao de profissionais de países onde há uma indústria de games mais desenvolvida."

Vagas abertas
"Estamos constantemente à procura de perfis profissionais aqui na Hoplon. Os cargos dependem da época, claro, mas a área de programação é a que tem mais necessidade de profissionais."

Perfil
"O requisito principal é gostar de games. Quanto aos outros requisitos, depende um pouco da área, mas se for para generalizar, eu diria que o profissional deve saber trabalhar em equipe, ter conhecimentos sólidos e competência em sua área de atuação. Outra característica primordial é ter uma boa noção do que faz um game ser divertido e capacidade de se manter atualizado."


Vantagem em ser desenvolvedor: Poder sacaner o mundo inteiro durante anos sem ninguém saber.


1 Nerds comentaram sobre isso:

Darklontra comentou:

POr isso o Toad não tem game solo...¬¬

Postar um comentário

      web stats     PageRank