segunda-feira, 16 de março de 2009

Um Verdadeiro Luto!

Não faço a miníma idéia a dimensão que essa comunidade tem. Para mim era importante, porque antes de usar o Google para procurar álbuns e correr riscos de achar seleções caseiras de bandas, links expirados, ter que baixar música por música, eu procurava nessa comunidade.



Quem conhece fica de luto, quem não conhece, só ignora, mas a questão é essa:

"Orkut perde sua maior comunidade para troca de músicas"

"Quase 1 milhão de internautas amanheceram nesta segunda-feira (16/03) com uma comunidade a menos no seu Orkut. Após meses de queda de braço com representantes das gravadoras, a comunidade 'Discografias' anunciou, no domingo à noite, seu fim.


Diz os moderadores que a tempos ela vem sido ameaçada pela APCM (Associação Antipirataria Cinema e Música) e nós pudemos testemunhar vários de seus tópicos sendo apagados.

Na voz dos moderadores, que de forma compreensiva não saíram do anonimato se justificam:

"Nosso trabalho foi árduo para manter as comunidades organizadas, sem auferir nenhum tipo de vantagem financeira com elas, somente com o intuito de contribuir de alguma forma para a cultura e entretenimento.

Não é com o fechamento desta comunidade e outras equivalentes que as gravadoras irão aumentar seus lucros.

Muitos artistas perderão seus meios de divulgação...

...Perdem eles, perdemos todos, mas enfim, tudo em nome do dinheiro das grandes corporações. Nada em nome da cultura.
"


Eu acredito que tanto bandas grandes como pequenas deveriam fornecer suas música de graça ou num preço realmente acessível (para aqueles que gostam do CD físico em casa) e com isso ficaram famosas e ganhariam o dinheiro que desejam com shows. Vejo como exemplo o Radiohead, que recentemente disponibilizou seu novo álbum na íntegra em seu site e só pagava quem quiser (fiquei sabendo que 30% dos brazucas pagaram), e também vejo o Teatro Mágico (foi a primeira banda que eu lembrei) que vende seus CDs a R$5,00 e incentivam os fãs a riparem e colocarem na intenet, com isso a banda fica famosa, recebe convites de Jô Soares e Sergio Groisman e seus shows sempre lotam (minha amiga Jéssica que o diga, que acho que está indo para seu 12º show do Teatro Mágico).

Mas até os artistas perceberem isso, só vamos ter 2 meios de adquirir cultura, pagando um alto preço ou vivendo na ilegalidade.

+ Links:
Notícia na Folha
Notícia no G1
Comunicado Oficial

4 Nerds comentaram sobre isso:

Anônimo comentou:

admiro!!!

Unknown comentou:

realmente uma pena...

mas eu acho que o maior problema são mesmo as gravadoras e as organizações que se dizem protegetoras dos interesses dos artistas.. uma vez que quem perde com a diminuição na venda do numero de cds ou musicas pelo itunes/outros serviços semelhantes são elas.. os artistas faturam mesmo nos shows, e muitos são a favor dos downloads gratuitos.
Noticia sobre isso que eu vi esses dias..
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u533491.shtml

Rodrigo ARRUDA comentou:

É cara, é complicado demais.
Tá difícil ter acesso a cultura. Não querem que copie e tal, mas o preço é absurdo.
=\

To lendo sempre o blog. Tá muito bom, viu?!
grande abraço

Anônimo comentou:

A única coisa que eles consegiram foi dificultar (mas não diminuir) nossa busca por Músicas.

Postar um comentário

      web stats     PageRank