quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Soft ué? - Ccleaner e Revo Uninstaller


Eu me considero um Nerd, apesar de julgar ser em um nível bem menor que os Nerdmasters. A prova disso está no fato que meu computador é muito mais organizado que meu quarto, e manter ele assim ou consertar qualquer cagada deslize que possa ter vindo a ocorrer na sua máquina, hoje a coluna Soft Ué? traz um combo de 2 ótimos programas: Ccleaner e Revo Uninstaller

Pra começar, pequenas explicações:

Tudo no seu computador está em algum lugar (dããã), programas abrem extensões especificas, atalhos remetem a pastas e dezenas de configurações são salvas em vários lugares. O mapa para tudo isso é o Registro do Windows (sei que a chance do seu Windows ser pirata é grande, além de não ser problema meu, não é desse registro que estou falando), cada vez que mudamos configurações, instalamos, desinstalamos programas ou meramente movemos arquivos de lugar para o outro esse mapa fica mais e mais confuso e de tempos em tempos ele precisa ser limpo. Acontece também de diversas configurações que não são mais necessárias ficarem guardadas por tempo indeterminado.

Na maioria das vezes que você instala alguma coisa no seu computador o programa tem algum tipo de Monitor Background, que na falta de expressão melhor são programas que ligam junto com o Windows e ficam monitorando atividades especificas do seu computador. Algumas vezes isso é altamente desejado, como no caso dos antivírus, que estão sempre monitorando seu computador contra ameaças, mas não é sempre que você liga o computador que vai querer acessar o MSN, certo? E em casos extremos vemos mais de uma dúzia de ícones na TrayBar ao lado do relógio. Cada um desses programas consome um pouco de memória RAM e uma pequena parcela do desempenho seu processador, quando somadas podem ser a culpa do baixo desempenho do seu computador.


Mesmo depois de desinstalar um programa, ele acaba deixando muita coisa para trás: atalhos, pastas *.dll´s perdidas e várias vezes até mesmo aquele Monitor BackGround do item anterior. Isso acontece porque o desinstalador do Windows serve somente para rodar o desinstalador que vem no próprio programa que foi feito para apagar somente o que os programadores acharem conveniente (isso quando tem desinstalador).

Para os dois primeiro casos a solução está no Ccleaner. Suas principais funções são; a varredura do Registro do Windows, apagando e corrigindo todos os erros, limpeza de disco que apaga aquela montuera de informação inútil que só está empantumando seu computador e acesso aos programas iniciados com o sistema, com a opção de excluir ou só desligar cada uma das entradas.

Dicas:Se você tem um desktop com placa mãe Intel pode deixar somente o antivírus iniciando junto com o sistema, computadores AMD ou notebooks requerem um pouco mais de cuidado nesse sentido, mas em geral a regra também se aplica.Se você é fã de jogos flash (como eu) cuidado ao apagar os cookies de Internet, pois é lá que ficam salvos os seus progressos nos jogos que você acessa, se for o caso desabilite esta opção.

Já para o terceiro caso a melhor opção é o Revo Uninstaller.Este programinha bacana faz uma varredura no seu sistema e te diz todos os programas que tem instalado quando você o usa para desinstalar algum deles ele primeiro roda o desinstalador que vem junto com o programa e depois faz uma busca no seu computador e mata, aniquila, trucida e faz picadinho apaga qualquer resíduo do programa em questão que tenha sido deixado para trás.

Dicas:Se não sabe o que o programa faz, não desinstale, ele pode ser uma atualização do sistema. Se não sabe o nome do programa que quer desinstalar, use o Hunter Mode e arraste a mira em cima de um dos atalhos do programa. Desabilite a opção de criar ponto de restauração, isso agiliza muito o processo, mas cuidado desta forma uma vez apagado não tem mais volta. Muitos programas, como os da Adobe em geral, instalam diversos programas agregados, cuidado para não apagar um deles por engano, mas se quiser comece desinstalando o programa principal, muitas vezes os agregados vão junto no processo.

O Ccleaner pode ser baixado aqui.
E o Revo Uninstaller aqui.

E uma boa notícia aos politicamente corretos: Ambos os programas são Freeeeware!

3 Nerds comentaram sobre isso:

Anônimo comentou:

Eu uso Mac 8D!
(EXIBIDO)!

Anônimo comentou:

Parabéns pela dica, os dois softwares são mto bons msm, eu uso e recomendo, são indispensáveis!

Flws

Larissa comentou:

hmm... vc nao me conhece!!
mAs salvou minha vida!
thanks.

Postar um comentário

      web stats     PageRank